As raposas têm aparecido com frequência na área residencial de Itsutsugaoka, cidade de Toyota (Aichi), e os moradores sofrem com os danos causados pelas fezes.
Os residentes estão usando redes de proteção e instalando materiais para evitar que entrem nos seus quintais. A preocupação é a equinococose, uma doença causada pelos parasitas nas fezes das raposas, como acontece em Hokkaido.
Por isso, o Instituto da Saúde da Província de Aichi está recomendando cautela.
As raposas começaram a aparecer na primavera deste ano e, desde então, várias têm sido vistas nas rodovias e invadindo os jardins das casas. “Encontrei fezes por 3 dias consecutivos, o que me deixa preocupada”, disse uma dona de casa de 65 anos.
“Moro aqui há 35 anos e nunca tinha visto raposas antes”, lamentou um morador de 67 anos.
Segundo Manual MSD, as doenças causadas pelas larvas da tênia Echinococcus granulosus são “cistos hepáticos que podem, com o tempo, causar dor abdominal ou uma massa palpável. Pode ocorrer icterícia se o ducto biliar estiver obstruído. A ruptura no ducto biliar, na cavidade abdominal ou peritoneal, ou no pulmão pode produzir febre, urticária, ou uma reação anafilática intensa”.
Fontes: Yomiuri e MSD