A Toyota está acelerando seus esforços para construir uma nova rede de fornecimento para baterias de veículos elétricos (VEs), reduzindo sua dependência em seu próprio grupo.
A gigante japonesa dos automóveis anunciou na quinta-feira (5) que assinou um contrato com a LG Energy Solution da Coreia do Sul para fornecer baterias de íon de lítio, que serão usadas para VEs que a Toyota produzirá na América do Norte a partir de 2025.
A LG Energy Solution investirá cerca de US$3 bilhões em sua planta de Michigan para construir uma nova linha de produção de baterias para a Toyota. A planta deve estar operacional em 2025, com capacidade de produção anual de 20 gigawatt-horas, equivalente a cerca de 280 mil unidades do atual modelo bZ4X da Toyota.
A Toyota planeja aumentar as vendas globais de VEs para 1,5 milhão de unidades em 2026 e 3,5 milhões em 2030. Tendo comercializado apenas 24 mil carros elétricos em 2022, a companhia deve aumentar suas vendas em mais de 60 vezes até 2026.
Estabilizar sua rede de obtenção de baterias é essencial se a produção de VEs proceder em um ritmo rápido.
A Toyota, tradicionalmente, tem seguido uma estratégia de obter componentes principais dentro de seu grupo, mas ela está encontrando dificuldades para cobrir baterias apenas em produção interna.
A linha de produção de baterias da LG Energy Solution para a Toyota será seu nono grande projeto de investimento na América do Norte.
De acordo com a companhia sul-coreana, esse negócio com a Toyota é o maior contrato de fornecimento de baterias em sua história, excluindo empreendimentos conjuntos.
Fonte: Asia Nikkei