A panda-gigante Xiang Xiang que nasceu no Japão foi colocada em exibição pública pela primeira vez após ser levada para a China em fevereiro depois de quarentena e exames, divulgou na segunda-feira (9) a agência de notícia Xinhua.
Em um vídeo publicado no Weibo, o equivalente chinês do X (antigo Twitter), por um centro de pesquisa de pandas-gigantes na província de Sichuan, a panda pode ser vista comendo brotos de bambu sem pressa.
Anteriormente, o centro havia dito que faria a aclimatação de Xiang Xiang lentamente ao seu novo ambiente antes de colocá-la em exibição.
Nascida no Ueno Zoological Gardens em Tóquio em junho de 2017 de um casal de pandas emprestados da China, Xiang Xiang foi a primeira panda-gigante concebida naturalmente no zoológico.
Ela foi levada para Sichuan em fevereiro deste ano sob um acordo de propriedade entre a China e Japão.
Enquanto sua estada no Japão tenha sido originalmente estabelecida para se encerrar quando ela fizesse 2 anos, seu empréstimo foi estendido 5 vezes devido à pandemia de coronavírus.
Xiang Xiang se tornou muito popular no Japão e mais de 300 pessoas se reuniram no aeroporto de Narita (Chiba) em fevereiro para presenciar sua partida.
10月8日,在中国大熊猫保护研究中心雅安碧峰峡基地,旅日大熊猫“香香”与公众见面。
今年2月21日,“香香”从日本东京上野动物园回到家乡四川,经过熊猫饲养员的精心照顾,现已逐渐适应碧峰峡的生活环境。 pic.twitter.com/BRLBKiQ6o6
— New China 中文 (@XinhuaChinese) October 9, 2023
Fonte: Mainichi