A escassez de mão de obra do Japão está afetando todos os tipos de negócios, incluindo provedoras de serviços de segurança.
Agora, algumas companhias estão se voltando para drones e robôs a fim de ajudar a proteger o público e instalações privadas.
A grande empresa de segurança Secom desenvolveu um drone alimentado por inteligência artificial que pode alertar quando ele detectar humanos e carros.
O drone pode até perseguir autonomamente indivíduos suspeitos se instruído a fazer isso.
A Secom diz que o dispositivo cobre um raio de até 6Km e é capaz de operar durante a noite e em condições climáticas não favoráveis.
Osamu Ueda, diretor executivo de gestão da Secom, disse que a “tecnologia está se tornando essencial para fornecer serviços de alta qualidade em meio à falta de trabalhadores”.
Uma outra empresa de segurança, a Central Security Patrols, criou um robô que cobre patrulhas internas. Ele pode encontrar de forma autônoma seu caminho através de ambientes como prédios de escritórios.
A máquina pode detectar objetos perigosos como facas. A desenvolvedora diz que ela introduziu cerca de duas vezes mais robôs neste ano do que no passado.
Fonte: NHK