Segundo informações de segunda-feira (16), um homem de 80 anos foi encontrado morto no sábado (14), com sangramento na cabeça, perto de um urso preso na armadilha, na floresta da cidade de Iiyama (Nagano).
De acordo com a polícia, a vítima do ataque de urso foi encontrada por volta das 6h de sábado pelos membros do clube de caça e pelos policiais, caída de bruços.
A causa da morte foi traumatismo craniano e havia marcas das garras do urso na cabeça do homem.
O urso, um adulto com aproximadamente 1,3 metro de comprimento, foi retirado da árvore em que estava preso.
O homem fazia parte de um clube de caça e teria ido verificar a armadilha para javalis que havia montado no dia anterior, sexta-feira (13), quando foi atacado pelo urso.
A armadilha chamada de “kukuri” é montada com cerca de 4 metros de cabo. Supõe-se que o urso foi capaz de mover suas patas, mesmo preso na árvore. A armadilha foi montada em um declive com pouca visibilidade, e o homem que vinha de baixo pode não ter notado o urso, que ainda conseguia mover suas patas apesar de ter sido pego.
Os ursos têm sido vistos em todo o Japão. Em meio ano, de abril a outubro, já somam 133 vítimas de ataque desse animal silvestre. Os maiores números são em Akita (39) e Iwate (34), recordes.
Fontes: ANN e SBC