Uma companhia aérea japonesa foi forçada a usar um voo extra porque aviões com lutadores de sumô a bordo estavam muito pesados para viajar de forma segura.
A Japan Airlines (JAL) realizou a ação “incomum” de transferir vários dos atletas para um voo especialmente organizado a fim de distribuir o peso, divulgou a mídia local.
Os lutadores de sumô viajariam do Aeroporto de Haneda (Tóquio) e de Itami (Osaka) para Amami Oshima (Kagoshima), onde eles iriam competir, divulgou o jornal Yomiuri.
Mas autoridades souberam na quinta-feira passada que o peso médio de um lutador no voo era de 120Kg, comparado com 70Kg de uma pessoa comum.
A pista do aeroporto onde os atletas pousariam teria dificuldades para acomodar uma aeronave maior, indicando que um avião adicional foi necessário para 27 atletas, 14 dos quais tiveram que viajar especialmente para pegar o novo voo.
“É extremamente incomum para nós operarmos voos especiais devido a restrições de peso nessa aeronave”, disse um porta-voz da JAL ao jornal Minami-Nippon Shinbum.
“Quando estávamos no processo de realizar o plano de voo, soubemos que havia muitas reservas para lutadores de sumô e quando verificamos seus pesos descobrimos que o voo poderia estar com excesso”, disse um porta-voz da JAL à TV Asahi.
A mídia japonesa também divulgou que voos adicionais também tiveram que ser realizados para levar de volta os atletas após o término do torneio no domingo (15).
Amami Oshima, que tem uma população de aproximadamente 100 mil pessoas, é bem conhecida pelas lutas de sumô, com a grande maioria das vilas e escolas na ilha tendo seus próprios ringues de luta.
Embora o esporte não exija um peso mínimo, ele é conhecido por ser dominado por homens mais pesados.
Fonte: News on Japan