O Ministério da Saúde do Japão diz que fornecerá suporte para farmacêuticas que concordarem em aumentar a produção a seu pedido como parte de seus esforços para endereçar uma contínua falta de medicamentos devido a surtos de influenza e covid-19.
O ministro da Saúde, Keizo Takemi, disse aos repórteres na quarta-feira (18) que o ministério compilou medidas de emergência.
Takemi disse que como um passo a ser tomado neste ano, ele pedirá a principais farmacêuticas que estão com fornecimento escasso que divulguem seus estoques e aumentem a produção. Ele disse que tal medida representaria um aumento de mais de 10% no fornecimento ante o mês passado.
O ministro disse que suporte será fornecido a farmacêuticas que concordarem em garantir pessoal necessário e aumentar equipamento de produção.
O suporte será incluído em um novo pacote econômico a ser compilado pelo governo no fim deste mês.
O ministério disse que todas as medidas possíveis serão tomadas para que medicamentos necessários possam ser entregues às pessoas em todo o país.
O fornecimento de medicamentos está apertado no Japão há mais de 2 anos.
Com início em 2021, várias fabricantes de medicamentos genéricos foram ordenadas a suspender operações devido à negligência de fabricação.
A pandemia de coronavírus e a propagação de influenza também viram um aumento na demanda por remédios.
Em agosto, o Ministério da Saúde e as Associações do Japão da Federação de Fabricantes Farmacêuticas conduziram uma pesquisa sobre farmacêuticas e distribuidoras.
Foi descoberto que entre 9.077 medicamentos genéricos, 32,3% deles foram manuseados como envios limitados ou seus fornecimentos foram suspensos.
Observadores apontam que fatores estruturais estão por trás do fornecimento apertado.
Farmacêuticas que não contam com capacidades de fabricação suficientes entraram no mercado de genéricos quando o governo começou a promover o uso de tais medicamentos.
Algumas fabricantes suspenderam ou reduziram produção quando os preços de remédios caíram, citando uma queda na lucratividade.
Fonte: NHK