A Nestlé planeja fechar uma de suas fábricas de fórmula infantil, citando uma queda acentuada na taxa de natalidade da China, em um renovado exemplo das implicações abrangentes da crise demográfica do país.
A maior empresa de alimentos do mundo disse na quarta-feira (18) que fecharia sua fábrica de fórmula infantil Wyeth Nutrition em Askeaton, uma cidade na Irlanda, até o fim de 2026 a menos que um comprador possa ser encontrado. A planta produz fórmula infantil exclusivamente para mercados na Ásia.
O anúncio oferece uma nova visão sobre como o declínio da população da China pode afetar empresas ocidentais que vendem produtos e serviços no país. Uma população em envelhecimento já está pesando no crescimento econômico da China, e legisladores estão preocupados que uma força de trabalho reduzida pode ameaçar a estabilidade econômica e social a longo prazo.
Um centro de pesquisa e desenvolvimento da Nestlé na planta será fechado um ano antes. O trabalho em ambas as instalações será transferido para fábricas existentes na China e Suíça.
Os fechamentos planejados colocam 542 empregos sob risco e a Nestlé disse que iniciaria um “processo de consulta” com funcionários. “Em paralelo, durante essa consulta, nos manteremos abertos para abordagens de um comprador credível”, acrescentou a companhia.
Fonte: CNN