A Akebono Brake Industry fechará uma fábrica nos EUA em dezembro de 2025, informou em 20 de outubro a fornecedora de autopeças, dando continuidade ao seu recuo de uma expansão sem sucesso no segundo maior mercado de automóveis do mundo.
Custos em alta de materiais e outros fatores haviam conduzido a planta em Elizabethtown, no estado do Kentucky, ao vermelho nos últimos anos. Suporte para busca de emprego será oferecido aos 629 funcionários na fábrica, que produz freios de disco e outros componentes.
O fechamento da planta de Elizabethtown segue as desativações de duas fábricas em 2020 em outros estados – Tennessee e Carolina do Sul. Um outro local em Kentucky, uma fábrica de pastilha de freios em Glasgow, será a única planta americana existente da Akebono.
Uma crise de liquidez causada em parte por um esforço agressivo dos EUA que não teve sucesso levou à reestruturação da companhia através de um processo extrajudicial conhecido como resolução alternativa de conflito. Ela também está reduzindo o número de instalações no Japão em um empenho para diminuir custos.
A Akebono está considerando transferir produção de peças de freios para sua planta no México. A companhia, a qual a Toyota detém uma participação de cerca de 10%, está avaliando como seus lucros serão afetados.
Fonte: Asia Nikkei