As forças armadas da Coreia do Sul informam que conduziram um exercício aéreo conjunto com os EUA e Japão, marcando a primeira colaboração entre os 3 países.
A Força Aérea Sul-Coreana (FASC) anunciou que o exercício no domingo (22) envolveu bombardeiros estratégicos B-52 das forças dos EUA e caças das 3 nações.
A FASC também disse que o exercício ocorreu ao sul da península coreana onde zonas de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul e do Japão se sobrepõem.
Fotos mostram um bombardeiro estratégico dos EUA e caças dos 3 países voando em uma formação.
A FASC disse que esse foi o primeiro exercício aéreo trilateral conduzidos junto com a Força Aérea dos EUA e a Força de Autodefesa Aérea do Japão.
O Japão e a Coreia do Sul vêm conduzindo exercícios aéreos bilaterais separadamente com os EUA.
A FASC também disse que o exercício foi designado a expandir as capacidades de resposta dos 3 países contra as avançadas ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, acrescentando que ela planeja melhorar ainda mais a cooperação trilateral.
A Coreia do Norte reagiu bruscamente após um bombardeiro B-52 ter aterrissado na Coreia do Sul em 17 de outubro, chamando isso de uma ação que poderia provocar uma guerra nuclear.
Fonte: NHK