A polícia na China resgatou mais de mil gatos que iam ser abatidos e vendidos como carne de porco ou de carneiro, de acordo com uma reportagem da mídia estatal.
Agindo após uma pista de ativistas de bem-estar dos animais, a polícia interceptou o caminhão que estava transportando os felinos na cidade de Zhangjiagang, no leste da China.
Os gatos foram levados para um abrigo, de acordo com uma reportagem no The Paper.
O resgate revelou um comércio ilícito de carne de gato e levantou novas preocupações com a segurança alimentar, diz a reportagem.
Carne de gato pode ser arrematada por 4,5 yuans (US$0,61) por catty (cate), uma unidade de medida usada na China equivalente a 600g, disseram ativistas. Um gato pode render 4 a 5 catties.
Não ficou claro se os gatos resgatados eram de rua ou de estimação. Eles estavam em trânsito para o sul do país onde seriam servidos como carne de porco e espetinhos e salsichas de carneiro.
De acordo com o The Paper, ativistas em Zhangjiagang haviam notado muitos gatos sendo mantidos em caixas de madeira fechadas com pregos em um cemitério e os monitorou por 6 dias.
Quando os gatos foram carregados para um caminhão em 12 de outubro, eles pararam o veículo e chamaram a polícia.
A reportagem no The Paper, publicada em 20 de outubro, recebeu milhares de comentários furiosos na plataforma de mídia social da China, a Weibo. Alguns usuários pediram inspeções mais rigorosas na indústria alimentar.
Fonte: BBC