Uma pessoa que estava em um barco que virou no Mar do Japão, a cerca de um quilômetro da costa do porto de Kute, na cidade de Oda (Shimane), por volta das 10h de sábado (28), ligou para a Guarda Costeira pedindo ajuda.
Todas as 6 pessoas que estavam no barco foram resgatadas pelos pescadores de um embarcação de pesca local, cerca de 40 minutos depois da ocorrência, todas ilesas.
A embarcação que virou foi o Daisan Kyo-maru, de 1,5 tonelada, de 9,4 metros de comprimento, e todos a bordo eram brasileiros residentes na cidade de Izumo (Shimane), incluindo o capitão de 29 anos, o qual possui licença para navegação.
Os 6 brasileiros estavam se deslocando para uma pescaria. Segundo os relatos, saíram do porto por volta das 9h45 e depois de cerca de 3 minutos foram surpreendidos por ondas que cobriram o barco, virando-o.
Todos usavam coletes salva-vidas e 5 ficaram agarrados ao barco tombado, enquanto um deles foi resgatado em um outro local, com certa distância. Um tanque de gasolina e uma caixa térmica foram levados para a costa, mas nenhum vazamento de óleo do navio foi confirmado.
Segundo o boletim meteorológico, nesse momento o vento norte era de 6 metros por segundo e as ondas tinham 3 metros de altura.
A Guarda Costeira está conduzindo uma investigação detalhada sobre a causa do acidente.
Fontes: TSK e San’in Chuo Shimbun