Os governos centrais e locais do Japão estão aumentando o suporte para pessoas que sofrem com sequela prolongada do coronavírus, conhecida como Covid longa.
O Japão rebaixou a classificação do coronavírus há 6 meses para a categoria 5, o mesmo grupo da influenza sazonal.
Embora o número de pacientes esteja diminuindo, muitos estão relatando sintomas persistentes que incluem fadiga, inabilidade de concentração, queda de cabelo e olfato e paladar prejudicados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define condição pós-Covid ou Covid longa quando os sintomas duram mais de 2 meses e que não podem ser explicados por diagnóstico alternativo.
Um painel do governo reportou em setembro que em 3 municípios japoneses pesquisados, entre 10 e um pouco mais de 20 por cento dos adultos que foram infectados com coronavírus, seus sintomas continuaram por mais de 2 meses.
A Covid longa pode impossibilitar as pessoas de trabalhar ou ir à escola e impactar de forma grave suas vidas diárias.
O Ministério da Saúde está oferecendo pagamento extra para serviços de cuidados da saúde até março a instituições médicas que tratam pessoas que sofrem com a condição.
Governos provinciais listaram tais instalações em seus sites. Cerca de 9 mil a nível nacional estavam aceitando pacientes desde o fim de outubro.
Funcionários do ministério dizem que a Covid longa não é reconhecida amplamente, então eles tentarão oferecer aos que sofrem com a condição cuidados apropriados enquanto estudam a extensão do problema.
Fonte: NHK