Cirurgiões em Nova Iorque, nos EUA, realizaram o primeiro transplante de olho inteiro do mundo em um humano, anunciaram eles na quinta-feira (9), uma conquista sendo considerada como um avanço, embora o paciente não tenha recuperado a visão.
Nos 6 meses após a cirurgia, executada durante um transplante facial parcial, o olho implantado apresentou sinais importantes de saúde, incluindo bom funcionamento de vasos sanguíneos e retina com aparência promissora, de acordo com a equipe cirúrgica no NYU Langone Health.
“O mero fato de que transplantamos um olho é um grande passo, algo que por séculos vem sendo pensado, mas nunca executado”, disse o Dr. Eduardo Rodriguez, que liderou a equipe.
Até agora, médicos conseguiram transplantar apenas a córnea, a camada frontal clara do olho.
O homem que recebeu o olho, Aaron James, é um veterano militar de 46 anos de Arkansas que sobreviveu a um acidente elétrico de alta voltagem relacionado ao trabalho que destruiu o lado esquerdo de seu rosto, nariz, boca e olho esquerdo.
A realização do transplante levou 21 horas.
Inicialmente, os médicos estavam planejando incluir apenas o globo ocular como parte do transplante facial por razões estéticas, disse Rodriguez em uma entrevista para o site Zoom.
“Se alguma forma de restauração de visão ocorresse seria maravilhoso, mas a nossa meta era realizar a operação técnica” e fazer com que o globo ocular sobrevivesse, acrescentou Rodriguez.
O que quer que aconteça no futuro vamos monitorar, disse ele.
Fonte: Channel News Asia