Muitas pessoas buscam destinos como Finlândia, Islândia, Canadá, Noruega e outros, na esperança de contemplar o fenômeno conhecido como aurora boreal.
A aurora é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, preferencialmente em locais distantes das cidades, em geral, no Círculo Polar Ártico.
E esse fenômeno foi visto no céu noturno de Hokkaido, pela primeira vez depois de 8 anos.
Foi observado na noite de 5 de novembro até a madrugada do dia seguinte. Só que no Japão é chamada de “aurora de baixa latitude”, pois esse fenômeno está normalmente associado a regiões de alta latitude próximas aos polos, porém podem, em circunstâncias especiais, ser observadas em latitudes mais baixas.
Então, diferente das matizes de verde da aurora boreal, em Hokkaido o céu fica vermelho. Os especialistas preveem que as chances de aparecimento das auroras continuarão por algum tempo.
Uma foto tirada na madrugada do dia 6 em Rikubetsu (Hokkaido), mostrou um céu rosado entre nuvens.
Quem conseguiu tirar a foto foi Katsuhito Nakajima, que trabalha no Observatório Ginga no Mori, na mesma cidade. Esta é a terceira vez este ano que ele consegue tirar fotos, depois de fevereiro e abril.
“A aurora estava fraca no penúltimo e último dia, mas desta vez foi claramente visível. Já se passaram oito anos desde 2015”, explicou.
Fonte: Aera