Apesar da falta de relações com a cidade de Yawata (Quioto) e sendo descrita como uma fraca oradora pública, uma ex-assistente social ganhou uma eleição para se tornar a prefeita mais nova do Japão.
Shoko Kawata, de 33 anos, superou outros 2 candidatos no domingo (12) ganhou a eleição para prefeito em Yawata, uma cidade de 70 mil residentes ao sul de Quioto.
Kawata foi apoiada pelo dominante Partido Liberal Democrático, pelo parceiro de coalizão Komeito e pelo principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão.
Nascida perto da cidade de Nara, Kawata se graduou na Faculdade de Economia da Universidade de Quioto antes de entrar para o governo da cidade de Quioto com o objetivo de trabalhar como assistente social.
Ela disse que os problemas enfrentados pela sua família a fim de obter suporte educacional para seu irmão mais novo que tinha uma deficiência intelectual estimularam seu interesse em política quando ela estava no ensino médio.
A eleição para prefeito foi necessária porque Fumiaki Horiguchi, de 77 anos, renunciou devido a sua saúde precária.
No andamento para escolher um sucessor, o nome de Kawata veio à tona porque Horiguchi disse que ela, apesar de ser jovem, tinha experiência no trabalho em assistência social.
Enquanto trabalhava como assistente social em Quioto, Kawata disse que viu como crianças eram negligenciadas pelos seus pais e como funcionários em centros de consulta infantil estavam no limite com a carga de trabalho.
Kawata disse que viu sua jovialidade como vantagem durante a campanha porque muitas mães jovens poderiam falar com ela facilmente sobre maneiras de melhorar suas comunidades.
City in Kyoto Prefecture elects youngest female mayor in Japan | The Asahi Shimbun Asia & #Japan Watch https://t.co/zsBLcgUiwX
— Asahi Shimbun AJW (@AJWasahi) November 13, 2023
Fonte: Asahi