Um restaurante de udon da rede japonesa Marugame na Indonésia (ilustrativa/banco de imagens)
De acordo com uma recente pesquisa do Ministério da Agricultura, o número de restaurantes japoneses fora do Japão aumentou em mais de 3 vezes na última década para cerca de 187 mil em 2023.
Publicidade
O número aumentou em cerca de 20% ante à pesquisa anterior no ano de 2021, com o Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas atribuindo parte do crescimento ao interesse aumentado de fãs de anime nas Américas Central e do Sul.
Por região, Ásia e Europa viram os maiores ganhos de cerca de 20% a partir de 2021 para 122 mil e 16,4 mil, respectivamente, conduzindo expectativas para as exportações agrícolas e de frutos do mar do Japão, enquanto sua cultura gastronômica continua a se espalhar.
Por país, a China teve o maior número de restaurantes japoneses, totalizando 78.760, seguida pelos EUA com 26.040 e Coreia do Sul com 18.210.
Enquanto o número de restaurantes japoneses na América do Norte tenha diminuído em cerca de 10% para 28,6 mil no ano de 2023 devido ao impacto da pandemia de coronavírus, o número daqueles nas Américas Central e do Sul quase dobrou dos níveis de 2021 para 12,9 mil.
A demanda por culinária japonesa na região foi alimentada pela popularidade de animes como “One Piece” e “Demon Slayer”, enquanto uma mudança no método de pesquisa também ajudou a revelar mais estabelecimentos, de acordo com o ministério.
Fonte: News and Culture