Devido à forte frente fria, houve acúmulo da primeira neve até nas áreas urbanas de grande parte do Japão, como nas regiões Kyushu, Shikoku, Chugoku, Hokuriku e Tokai.
A paisagem toda branca no sábado (18), com acúmulo de 6 centímetros, aconteceu 30 dias antes em comparação ao ano anterior, na cidade de Maniwa (Okayama), e em outra, Chiya, foi de 10 centímetros. Pela primeira vez nesta temporada o caminhão removedor de neve entrou em ação para limpar as rodovias.
Não foi diferente nas províncias de Tottori e Shimane, com queda acentuada da temperatura no sábado. A primeira neve desta temporada ocorreu 19 dias antes do normal, na cidade de Matsue (Shimane).
A província de Yamaguchi e as do norte de Kyushu tiveram condições meteorológicas difíceis, na manhã de sábado, com eventos como rajadas de vento forte, quedas de neve e de granizo por causa dessa frente fria.
Foi a primeira vez em 10 anos que a cidade de Fukuoka teve neve em novembro.
Não foi diferente na região Hokuriku, pois na cidade de Katsuyama (Fukui) o acúmulo da primeira neve chegou a 10 centímetros. Foi a primeira vez em 10 anos que nevou em novembro.
Na província de Nagano a primeira neve aconteceu tarde da noite de sábado, 2 semanas antes da época normal. Foram observados 1 centímetro de acúmulo na cidade de Nagano e 18 centímetros em Hakuba.
As temperaturas da região Tokai caíram no sábado e foram constatadas as primeiras neves desta temporada nas cidades de Gujo e Takayama (Gifu), com acúmulos de 8 e 6 centímetros, respectivamente. Por conta disso, o tráfego só foi permitido aos motoristas com carros com pneus adequados.
Fontes: Yomiuri, JNN, OHK, NHK, Tenki, ABN e CBC TV