Este ano, devido à falta de chuvas entre a estação chuvosa e o outono, o nível da água do Lago Biwa ou Biwako, na província de Shiga, que sustenta a região de Kansai, está mais baixo do que o normal.
O governador da província de Shiga, Taizo Mikazuki, informou que o nível da água às 6h de terça-feira (21) era de menos 61 centímetros. Se continuar a diminuir, existe possibilidade de restrições no fornecimento, pela primeira vez desde 2002.
O Biwako é conhecido como o reservatório de Kansai, pois abastece a água, não só de Shiga, mas das províncias vizinhas de Osaka, Quioto e Hyogo, para fins domésticos, agrícolas e industriais. São cerca de 14,8 milhões de pessoas que se beneficiam da água do Biwako.
“Por exemplo, se o nível cair para menos 90 centímetros, teremos que pedir racionamento ao uso da água. Peço que a usem com consciência e sabedoria”, apelou o governador.
Se a queda continuar, o nível de alerta será aumentado gradativamente e, se chegar a menos 90 centímetros, entrará em ação a sede de resposta à emergência da seca.
Fontes: ANN e Sankei