Kansai corre risco de racionamento de água

O grande reservatório que abastece água para a região Kansai está com o nível mais baixo dos últimos anos.

Nível da água do Biwako continua caindo por falta de chuva (Sankei)

Este ano, devido à falta de chuvas entre a estação chuvosa e o outono, o nível da água do Lago Biwa ou Biwako, na província de Shiga, que sustenta a região de Kansai, está mais baixo do que o normal. 

Publicidade

O governador da província de Shiga, Taizo Mikazuki, informou que o nível da água às 6h de terça-feira (21) era de menos 61 centímetros. Se continuar a diminuir, existe possibilidade de restrições no fornecimento, pela primeira vez desde 2002.

O Biwako é conhecido como o reservatório de Kansai, pois abastece a água, não só de Shiga, mas das províncias vizinhas de Osaka, Quioto e Hyogo, para fins domésticos, agrícolas e industriais. São cerca de 14,8 milhões de pessoas que se beneficiam da água do Biwako.

“Por exemplo, se o nível cair para menos 90 centímetros, teremos que pedir racionamento ao uso da água. Peço que a usem com consciência e sabedoria”, apelou o governador.

Se a queda continuar, o nível de alerta será aumentado gradativamente e, se chegar a menos 90 centímetros, entrará em ação a sede de resposta à emergência da seca.

Fontes: ANN e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imperdível iluminação especial do Castelo de Himeji

Publicado em 22 de novembro de 2023, em Tome Nota, Turismo em Hyogo

Morando no Japão é imperdível conhecer o famosíssimo Castelo de Himeji, ainda mais com essa iluminação artística especial.

Conhecido como o castelo branco, o Himejijo, recebe uma iluminação poética (divulgação)

Considerado um dos castelos mais bonitos do Japão, senão o mais belo, foi construído no início da era Edo, em Himeji (Hyogo), designado tesouro nacional e importante propriedade cultural, além de ser tombado pela UNESCO. É conhecido também como Hakurojo e Shirasagijo, pelo seu belo exterior todo branco.

Publicidade

Para comemorar os 30 anos de história do Kyoka Suigetsu (鏡花水月), de reviver um momento de muita beleza poética, a qual não pode ser tocada, tampouco expressa em palavras, mas pode ser vista e sentida como a lua refletida em um espelho d’água.

Para esse festival de iluminação foi providenciado um enorme espelho d’água para refletir toda a beleza ímpar do Castelo de Himeji ou Himejijo.

A beleza dos reflexos das luzes na água ganha um toque especial com a sincronização da música. É um espetáculo imperdível para ficar na memória para sempre.

Iluminação do Castelo de Himeji (divulgação)

O espelho d’água faz lembrar a bela orla do Jardim Mukaiyashiki, que supostamente existiu na Praça Sannomaru do Castelo de Himeji. Quatro pequenas bacias hidrográficas em forma de caixa foram instaladas para refletir outro mundo.

A torre tem design inspirado no cenário do período Edo, e 16 holofotes laser, o dobro do ano passado, emitirão luzes de oito torres, iluminando o céu noturno com um véu de luz.

Os visitantes poderão esperar um espetáculo de luzes, música e outros efeitos produzidos pela projection mapping, 60 mil LEDs, lanternas e balões. 

30.ª edição do Kyoka Suigetsu do Castelo de Himeji

姫路城 30th 鏡花水月

Iluminação do Castelo de Himeji (divulgação)

  • Período: 22 de novembro a 11 de dezembro
  • Local: Castelo de Himeji, no Sannomaru Hiroba
  • Horário: 17h45 às 21h15
  • Ingresso: ¥500, sendo que estudantes com idade inferior à do ginasial não pagam

Ótimo passeio!

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão