Segundo informações da Guarda Costeira, na madrugada de quarta-feira (22), um navio pesqueiro sul-coreano naufragou no Mar do Japão, na costa da cidade de Hamada (Shimane).
O pedido de resgate foi feito pelo RCC ou Quartel-General de Coordenação de Resgate do Mar do Leste da Coreia do Sul, por volta das 2h55, para a 8.ª sede da Guarda Costeira. “O navio pesqueiro virou e 4 dos seis tripulantes foram resgatados, mas dois estão desaparecidos, por isso, pedimos sua cooperação nos esforços de resgate”, teria dito.
O navio de patrulha Oki, da Guarda Costeira de Sakai, foi à busca dos desaparecidos e encontrou o capitão dentro da embarcação virada, já inconsciente. Mais tarde foi confirmada a sua morte.
O outro tripulante continua desaparecido e está sendo procurado.
Segundo a Guarda Costeira, o local do naufrágio fica a aproximadamente 102 quilômetros do Porto de Hamada, área estipulada no Acordo de Pesca Japão e Coreia do Sul.
O navio que virou está registrado na Coreia do Sul como NO519 Bokgilho, com arqueação bruta de 9,77 toneladas e 15,42 metros de comprimento. Os 6 tripulantes são de diversos países: 3 sul-coreanos, 2 indonésios e um vietnamita.
Não se sabe a causa desse naufrágio. As condições climáticas eram de tempo claro, vento sudoeste de 13 metros/segundo, 1,5 metro de altura das ondas de 1,5 metro e visibilidade de 20 quilômetros.
Fonte: BSS/JNN