A Força Armada da Coreia do Sul diz que realizou exercícios marítimos conjuntos com o Japão e os EUA incluindo a participação de um porta-aviões nuclear norte-americano.
Os exercícios ocorrem em um momento quando a Coreia do Norte está avançando com seus programas nuclear e de mísseis.
A Marinha da Coreia do Sul diz que o exercício trilateral ocorreu em águas internacionais a sudeste da ilha de Jeju no domingo (26).
Ela também diz que o porta-aviões USS Carl Vinson se juntou às embarcações da Força Marítima de Autodefesa do Japão e da Marinha da Coreia do Sul no exercício. O porta-aviões chegou ao porto sul-coreano de Busan na terça-feira (21).
A Coreia do Sul diz que exercício envolveu treinamento de defesa aérea baseado em situações simuladas, como um lançamento de míssil da Coreia do Norte.
A Marinha sul-coreana diz que o exercício foi realizado em meio a crescentes ameaças do ar após o lançamento de Pyongyang na semana passada do que ela diz ser um satélite de reconhecimento militar e seu voo de demonstração em julho do que ela diz serem novos tipos de veículos aéreos não tripulados.
A Coreia do Sul afirma que os 3 países realizaram os exercícios para aumentar a cooperação e capacidades operacionais em meio às crescentes ameaças nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
Fonte: NHK