A província de Mie está com epidemia da infecção pelo adenovírus, também conhecida popularmente no Japão como “febre da piscina” (プール熱, pool netsu), a qual afeta principalmente as crianças.
Segundo as informações do governo de Mie, o número de pessoas infectadas por instituição médica em uma semana, até 19 deste mês, foi de 3,82, superando o valor padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NID) como diretriz para nível de alerta. É a única da região Tokai com epidemia nesse nível e já é a quinta semana consecutiva com esse quadro, considerado histórico.
A infecção pelo adenovírus causa febre, conjuntivite e outras doenças respiratórias. Além do vírus ser transmitido por gotículas de tosse ou espirro, também pode ser transmitido pelo contato com toalhas que contenham o vírus. Por isso, não se deve compartilhar toalhas, principalmente em casa.
Outra epidemia preocupante
O governo da província de Mie anunciou que está com a epidemia da influenza, com uma taxa de propagação mais rápida, o que não acontecia desde 2009, chegando ao nível de alerta.
Em uma semana até 26 deste mês, o número de pacientes testados positivo para a influenza em 71 instituições médicas foi de 33,82 por clínica/hospital.
É a primeira vez em 5 anos, desde 2018, que Mie ultrapassa o nível de 30 pessoas por instituição médica, colocando-a em nível de alerta.
O governo apela à população a intensificação das medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência e usar máscara se estiver com tosse.
Fontes: NTV e Mie TV