A China está combatendo um aumento nos casos de doenças respiratórias em crianças enquanto se prepara para o primeiro inverno desde a suspensão das rigorosas restrições relacionadas à covid-19.
Hospitais na China organizaram “zonas de tarefas escolares” especiais destinadas a crianças que estão recebendo tratamento para doenças respiratórias em meio a um surto de pneumonia na área norte do país.
A China está lutando contra um aumento nos casos de doenças respiratórias em crianças devido a uma “sobreposição de patógenos conhecidos”, enquanto o país se prepara para seu primeiro inverno desde a suspensão das restrições rigorosas relacionadas à covid-19.
O número crescente de casos “sobrecarregou” os hospitais na capital Pequim e cidades vizinhas, com milhares de pacientes dando entrada em departamentos ambulatoriais e de emergência diariamente.
Na semana passada, autoridades chinesas afirmaram que nenhum novo vírus foi detectado e os casos estavam ligados a vírus comuns como influenza, rinovírus, vírus sincicial respiratório (RSV) e adenovírus, assim como bactérias como mycoplasma pneumoniae que infecta os pulmões.
Fotos e vídeos de crianças fazendo suas tarefas da escola enquanto recebiam terapia intravenosa no hospital causaram discussões na mídia social.
Crianças receberam cadeiras, mesas e suportes de soro para estudarem enquanto recebiam terapia intravenosa nas províncias de Jiangsu, Anhui e Hubei, divulgou a rede estatal CCTV.
Crianças usando máscaras também foram vistas concluindo suas lições enquanto seus pais a ajudavam.
Opinions vary: although some on Chinese social media say it’s very thoughtful for hospitals to set up areas where kids can study and read, others blame parents for pressuring their kids to do homework at the hospital instead of resting when not feeling well. pic.twitter.com/gnQD9tFW2c
— Manya Koetse (@manyapan) November 22, 2023
Hospitais popularizaram zonas de estudo separadas para crianças doentes há alguns anos e pais, desde então, encorajaram a prática.
Uma mãe em um dos hospitais disse que ela “não tinha a intenção de deixar seu filho fazer as tarefas da escola no local”, mas a boa atmosfera de estudo fez com que ela permitisse.
“Meu filho teve que fazer sua tarefa dessa maneira porque se não terminasse teria muito mais quando retornasse para a escola após se recuperar”, disse um pai à rede estatal.
Pais foram criticados por colocarem seus filhos doentes para estudar em um momento quando eles deveriam estar descansando.
“Essa imagem é real e as crianças fazendo suas tarefas de casa em hospitais é comum na China. Vivemos em um país no modo inferno”, disse um usuário no X.
Students keep doing homework while getting IV fluids, in a hospotal.
China has entered the high season for respiratory diseases, with surging cases of mycoplasma pneumonia and influenza flu, most of the patients are children, masks recommended again in public spaces. pic.twitter.com/YxdsdMrpdk— China in Pictures (@tongbingxue) November 22, 2023
A prática é “muito comum na China”, declarou um outro usuário no X. “Alguns hospitais têm até áreas permanentes reservadas para esses estudantes que gostam de fazer a lição de casa e é algo que eles divulgam e se gabam”, acrescentou um usuário da mídia social.
“Essas crianças podem estar fisicamente doentes, mas esses adultos estão mentalmente doentes”, disse um observador online na plataforma de mídia social chinesa Douyin, de acordo com o site South China Morning Post.
Fonte: The Independent