O governo japonês disparou o J-Alert ou alerta nacional para o tsunami em grande parte das regiões banhadas pelo Oceano Pacífico, na madrugada de domingo (3), logo após a informação da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Ele será gerado por causa do forte terremoto de magnitude 7,7 ocorrido às 23h37 de sábado (2), no horário de Tóquio, com epicentro próximo a Mindanao. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi a 32,8 quilômetros de profundidade.
É esperado um tsunami de 1 metro de altura, por isso, as pessoas devem se afastar da costa e da margem dos rios, pois ainda há tempo de buscar um lugar mais alto e se proteger. Há previsão de tsunami ou alteração do nível do mar em toda a costa assinalada em azul, porém as em amarelo são as sob alerta:
- À 1h30 em Miyakojima e Yaeyama
- Às 2h30 em Miyazaki
- Às 3h nas ilhas Izu
- Às 3h em Shizuoka, no sul de Mie, Aichi, Wakayama, Tokushima, Kochi e leste de Kagoshima
Os horários são previsão emitida pela AMJ, podendo ter alteração.
Os pescadores que estão no mar e as pessoas que estão pescando na costa devem se afastar imediatamente. Um tsunami de 1 metro de altura é perigoso, além de que pode vir mais de uma vez. O governo apela para a população costeira não ir à costa para ver o tsunami, pelo risco.
Poucos minutos depois, ocorreu um outro terremoto de magnitude 5,8 no mesmo local.
Ainda não há notícias sobre os danos humanos ou materiais.
Fontes: USGS, WeatherNews, NHK e AMJ