A Tokyo Electric Power Company (Tepco) informou na segunda-feira (11) que um trabalhador da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, onde continuam os trabalhos de tratamento dos resíduos, está com suspeita de exposição interna à radiação após inalar materiais radioativos pelo nariz.
Segundo a Tepco, por volta das 14h27 de segunda-feira, foi realizada a medição da quantidade radioativa de um trabalhador do sexo masculino, na faixa dos 20 anos, após terminar o trabalho de descontaminação na sala anexa ao edifício do reator da Unidade 2 da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.
Foi descoberto que havia possibilidade de contaminação na região facial. Outros testes dentro do nariz revelaram que a dose era o dobro do considerado padrão, o que exige a saída dessa área.
Mais tarde, foram retiradas amostras do interior das narinas do trabalhador, cujos resultados das análises mostraram dose de radiação abaixo do padrão. Não houve relato de que ele sentisse mal-estar.
Como não foi encontrada contaminação entre os colegas que trabalhavam com ele, suspeita-se que ele tenha se exposto, inalando substâncias radioativas pelo nariz, ao remover a máscara facial, com suspeita de contaminação interna.
Em outubro, dois trabalhadores da Central Nuclear de Fukushima Daiichi foram expostos a fluidos residuais contendo materiais radioativos enquanto limpavam tubulações na ALPS, uma instalação de tratamento de água contaminada.
Fonte: TUF