Em uma ação que pode desapontar algumas pessoas, Shibuya (Tóquio) anunciou recentemente o cancelamento, pelo quarto ano consecutivo, de sua contagem regressiva para o Ano Novo.
A decisão, estabelecida pelo Comitê Executivo de Contagem Regressiva de Shibuya, ocorre devido a preocupações em garantir a segurança em virtude de um influxo antecipado de visitantes.
Desde o verão, o número de visitantes em Shibuya aumentou, levantando preocupações sobre gerenciar eventos de grande escala como a contagem regressiva para o Ano Novo.
O evento, realizado tradicionalmente no icônico cruzamento em frente à estação de Shibuya, tem sido historicamente um ímã para multidões, dificultando manter um ambiente seguro.
Para diminuir os riscos de acidentes devido à superaglomeração, a cidade de Shibuya está intensificando medidas de segurança para o período de feriado.
Além disso, em um esforço coordenado com operadores de telões em volta do famoso cruzamento, propagandas usuais e exibições serão interrompidas às 23h de 31 de dezembro.
Autoridades em Shibuya também vão reforçar sua política sobre consumo de bebidas alcoólicas ao proibir o ato nas áreas próximas da estação de Shibuya das 18h de 31 de dezembro de 2023 até as 5h de 1º de janeiro de 2024.
A cidade está pedindo a donos de quiosques locais, lojas de conveniência e outros estabelecimentos comerciais que evitem vender bebidas alcoólicas durante esse período.
Essa decisão reflete os cancelamentos de anos anteriores, inicialmente devido a preocupações com a Covid.
O cruzamento de Shibuya, um local simbólico para festividades de véspera de Ano Novo, atraía mais de 100 mil pessoas anualmente entre 2016 e 2019, tornando o local um dos mais celebrados de Tóquio para marcar o início de um novo ano.
Fonte: Time Out