Um estudante estrangeiro, aluno do colegial, 16 anos, que nasceu e cresceu em Osaka, mas não tinha status de residente e estava solicitando o de refugiado, recebeu permissão especial para permanecer no Japão.
Acredita-se que esta seja a primeira vez que essa permissão especial foi concedida na região de Kansai desde que o governo anunciou uma política para emitir permissão especial de permanência para crianças e adolescentes que estariam sujeitas à deportação.
Os pais desse aluno estrangeiro fugiram da perseguição de um país da Ásia, vieram ao Japão e ele nasceu em Osaka. Sem status de residência, a família estava em uma situação difícil, pois após o terceiro pedido de refugiado recusado, entrariam na lista da ordem de deportação. Mas, com a mudança na legislação da Imigração em agosto, surgiu uma luz, pois o governo anunciou que permitiria um visto especial para que os filhos dessas famílias, como a dele, pudessem continuar seus estudos.
A família foi à sucursal da Agência de Imigração de Osaka na terça-feira (12). O colegial recebeu visto de estudante internacional e seus pais de atividades designadas.
“Estou feliz por ter obtido a permissão especial para ficar. Agora posso me deslocar para outras províncias. Fico feliz em pensar que posso ir a vários lugares”, disse o garoto. Além disso, seus pais poderão trabalhar. “Meu muito obrigado, de coração, a todos que nos ajudaram”, declarou o pai.
Os filhos de estrangeiros em situação ilegal que tenham até 18 anos, frequentem a escola, poderão ser beneficiados dessa permissão especial para continuar legalmente no país.
Fontes: Asahi e ABC