Tomiko Itooka, uma mulher de 115 anos de Ashiya (Hyogo), se tornou a pessoa mais velha no Japão após a morte na terça-feira da detentora anterior do título aos 116 anos, disse o Ministério da Saúde na quarta-feira (13).
Nascida em 23 de maio de 1908 em Osaka, Itooka é a mais velha de 3 irmãos e pertencia a um clube de vôlei durante sua época de estudante, de acordo com a cidade onde ela reside atualmente.
No início de sua estada em um lar para idosos em Ashiya no ano de 2019, ela ainda conseguia se movimentar de forma independente, mas agora precisa ser levada de cadeira de rodas para fazer suas refeições na sala de estar, de acordo com funcionários.
Itooka gosta de doces e um de seus prazeres é tomar a bebiba probiótica Calpis, disseram funcionários.
O prefeito de Ashiya, Ryosuke Takashima, que foi eleito como o mais novo em seu cargo na história aos 26 anos em abril, visitou Itooka para parabenizá-la pelo seu aniversário neste ano.
Itooka se tornou a pessoa mais velha no Japão após a morte de Fusa Tatsumi de 116 anos de Kashiwara (Osaka). Ela faleceu na terça-feira (12).
Entretanto, a nova detentora do recorde ainda precisa ser informada sobre a notícia, visto que ela contraiu influenza, de acordo com o lar de idosos. Eles têm a intenção de contar a ela após sua recuperação.
Tomiko Itooka, a 115-year-old woman in Ashiya, Hyogo Prefecture, has become the oldest person in Japan following the death on Tuesday of the 116-year-old previous holder of the title. https://t.co/ELZyPxHUM3
— The Japan Times (@japantimes) December 14, 2023
Fonte: Japan Times