O clima com temperaturas elevadas desses dias mudará drasticamente a partir de sábado (16) e domingo (17). Tudo por causa de uma frente fria com -6ºC a 1,5 mil metros acima do solo, que deverá cobrir quase todo o arquipélago.
Só para ter uma ideia, essa temperatura é suficiente para causar queda de neve e não de chuva. No norte e nordeste, essa frente fria deverá ficar com temperatura de -12ºC, o que irá causar uma nevasca.
A previsão indica que o pico do frio será no domingo, depois nos dias 20 a 22 da próxima semana. Há possibilidade do ar frio permanecer sobre o arquipélago japonês até por volta do próximo domingo (24).
A partir de 20, poderão ocorrer quedas de neve pesada em ampla área, incluindo as planícies. Deverá fazer um frio rigoroso que só acontece uma vez a cada 10 anos.
As províncias de Hokkaido e das regiões Tohoku e Hokuriku poderão ter queda acentuada de neve a partir de domingo. Por isso, há recomendação para que os motoristas fiquem atentos aos avisos em relação às vias expressas, as quais poderão ser fechadas temporariamente. Mas, poderá nevar em outras regiões como Kanto, Kansai e Tokai também.
Aos motoristas que ainda não trocaram os pneus, recomenda-se fazê-lo. Também é conveniente ficarem atentos aos avisos em relação às rodovias, pois há temor de ocorrer paralisações como já aconteceu no passado.
Se for trafegar, a recomendação é adotar medidas preventivas levando consigo um par de botas, água, pá, luvas, kairo, comida, cabos de bateria, cachecol e casaco extra ou cobertor, no caso de ficar preso em alguma paralisação. A pá é importante para remover a neve acumulada ao redor do escapamento para que o gás não entre no carro colocando a vida em risco.
Caso queira conferir a situação da neve em tempo real, a partir de domingo, toque aqui.
Fontes: CBC TV e YomiTV