A cidade de Rikubetsu (Hokkaido), é considerada a mais gelada do Japão. Por um lado, a nevasca cria incômodos aos residentes, mas também produz paisagens espetaculares.
Os galhos do rio congelado estão cobertos de cristais de gelo, lembrando flores. A temperatura na terça-feira (19) foi a mais baixa desta temporada, chegando a -24ºC.
Em outra cidade, Rumoi, igualmente na província de Hokkaido, o acúmulo da neve nos 3 dias praticamente cobriu as placas do ponto de ônibus, pois chegou a 1,59 metro, o maior do país. Só na terça-feira o acúmulo chegou a 78 centímetros, recorde desde que começaram as estatísticas.
Essa nevasca de 3 dias está atrapalhando a vida dos moradores, pois os ônibus não estão circulando e a população não vence remover o acúmulo das calçadas e vias públicas. A coleta do lixo voltou a ser feita na terça-feira, depois de 2 dias de interrupção.
As 7 escolas primárias e ginasiais da cidade tiveram que pausar as aulas, devendo retornar na quarta-feira (20).
Porém, a previsão da meteorologia é que uma frente fria, pior do que a anterior, deverá causar outra nevasca forte a partir de quarta-feira em Hokkaido.
Fontes: Asahi, STV e NHK