Autoridades russas negaram que um surto de vírus afeta o país após vídeos circulando online terem mostrado filas de ambulâncias no lado de fora de hospitais de doenças infecciosas em Moscou.
O Departamento de Saúde de Moscou respondeu após o canal em russo Baza do Telegram, que é ligado aos serviços de segurança do país, ter divulgado as imagens e dito que ambulâncias foram filmadas no lado de fora de hospitais na capital na noite de domingo (17).
“Uma fila de ambulância nos Hospitais de Doenças Infecciosas Nº1 e Nº2 em Moscou”, reportou o Baza. “A maioria das pessoas doentes tem pneumonia. De acordo com o Baza, cerca de 30 ambulâncias se reuniram no primeiro hospital, e mais de 10 no segundo”.
Dias antes, o site de mídia russo MK.ru divulgou que um “vírus incompreensível começou a se espalhar pela Rússia”.
O departamento de saúde local disse que filas de ambulâncias aguardando no lado de fora de hospitais não são incomuns, e que taxas de infecção por Covid e infecções virais respiratórias agudas (ARVIs) não aumentaram nas últimas semanas.
O departamento disse que não há “aumento significante em hospitalizações na cidade” e que a “situação de morbidez é normal e corresponde à temporada epidêmica”.
“Ter até 24 veículos no local ao mesmo tempo é prática padrão durante horas de pico e não é uma fila ou uma situação de emergência”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em 15 de dezembro que doenças infecciosas respiratórias estão em alta em toda a região europeia da OMS.
Russia: A massive queue of ambulances arrived at Moscow’s Infectious Disease Hospitals #1 and #2. The majority of patients brought in reportedly have symptoms of pneumonia. pic.twitter.com/HDAk0cGCsS
— Igor Sushko (@igorsushko) December 17, 2023
Fonte: News Week