A empresa Persol Carrier, gestora da Doda, prestadora de serviço de mudança de emprego, realizou uma vasta pesquisa entre os assalariados japoneses, com respostas de aproximadamente 630 mil pessoas, de 20 a 65 anos, durante um ano.
A pesquisa foi para verificar quais são os setores da economia que melhor remuneram seus funcionários e executivos, além de verificar os salários por profissão.
Em relação aos setores, embora o primeiro e o segundo lugares tenham mudado comparando à classificação do ano passado, as três principais indústrias permanecem as mesmas.
Setores que oferecem os melhores salários
Ao decidir a carreira, muitos jovens pensam em ingressar em grandes companhias, com nomes de peso como os das montadoras ou das empresas de TI. Mas, no Japão, não são essas que oferecem a melhor remuneração. Veja o ranking.
- Instituição financeira, área de investimento: salário anual médio de 7,5 milhões de ienes
- Indústria do tabaco: 6,67 milhões de ienes
- Indústria de produtos médicos: 6,47 milhões de ienes
- Instituição financeira, área de valores imobiliários: 5,96 milhões de ienes
- Consultoria financeira: 5,85 milhões de ienes
Profissões rentáveis
Em relação às profissões melhores remuneradas, se pensou que são os advogados, quase acertou. Veja o ranking da média anual de rendimentos.
- Médico: 10,28 milhões de ienes
- Especialista em investimentos: 9,47 milhões de ienes
- Advogado: 8,25 milhões de ienes
- Gestor de fundos de investimentos: 8,10 milhões de ienes
- Analista financeiro: 7,95 milhões de ienes
- Representante da área médica: 7,32 milhões de ienes
- Desenvolvedor de produtos financeiros: 7,19 milhões de ienes
Profissões como merchandiser ou especialista em marketing não são tão bem remuneradas no Japão, ficam na faixa média de 5,14 a 5,17 milhões de ienes anuais. Portanto, quem se especializar em medicina e nas diversas áreas financeiras têm chance de obter os melhores salários.
Início e fim de carreira
É claro que um assalariado recém-formado que está iniciando a carreira não ganha nessa média apresentada acima. O salário anual médio levantado foi de 3,52 milhões de ienes para uma pessoa na faixa dos 20 anos.
À medida que ganha experiência e com a faixa de idade aumentando, o salário anual vai subindo, chegando a 5,11 milhões de ienes quando chegar na casa dos 40 anos.
Ao chegar na faixa dos 60 anos, a média de um assalariado é de 6,07 milhões de ienes.
Fonte: IT Media Business