A Agência Nacional de Polícia (NPA) anunciou na quinta-feira (21) que terá como alvo usuários de bicicleta com 16 anos ou mais na introdução de multas por infrações ao trânsito. Espera-se que o projeto de lei para revisar a Lei de Trânsito Rodoviário seja submetido à sessão ordinária da Dieta do próximo ano, com o objetivo de melhorar as boas maneiras e prevenir acidentes.
São dois tipos de penalidades, sendo o bilhete azul (青切符) e outro é chamado de bilhete vermelho (赤切符), o qual já existe atualmente.
O bilhete azul será para infrações mais simples e caso a multa seja paga, nenhuma punição será imposta. Foram classificadas cerca de 100 tipos de infrações, dentre elas, não parar no sinal vermelho, usar o smartphone enquanto dirige a bicicleta, não parar onde há placa de “pare” e outras, com a finalidade de reduzir as infrações que levam aos acidentes graves. A multa do bilhete azul deverá ficar na faixa dos 5 aos 12 mil ienes.
O outro, o bilhete vermelho, que já é praticado, é para aquelas pessoas que andam de bicicleta alcoolizadas, fazem direção perigosa usando o smartphone, entre outras infrações, com punição criminal.
Quase 70 mil acidentes com bicicleta em 2023 no Japão
De acordo com a NPA, embora o número de acidentes de trânsito em todo o país diminua a cada ano, os que envolvem bicicletas aumentaram pelo segundo ano consecutivo, fechando 2023 com 69.985 casos.
Até novembro deste ano, já ocorreram 65.397 acidentes envolvendo bicicletas, 2 mil casos a mais do que no mesmo período do ano passado.
Além disso, dos 7.107 acidentes fatais e com lesões graves envolvendo bicicletas ocorridos em todo o país no ano passado, 5.201 (73,2%) foram por infrações de trânsito cometidos pelos usuários das bicicletas, como não prestar atenção onde trafegava, ignorar semáforos e não parar temporariamente para conferir.
Fontes: Yomiuri e NHK