Autoridades da saúde em Tóquio estão tocando o sinal de alarme em relação a uma doença bacteriana que comumente se espalha entre crianças e pedem que as pessoas tomem medidas de precaução como lavar as mãos e usar máscara.
O alerta foi emitido para a faringite estreptocócica do grupo A na quinta-feira (21). Esse é o primeiro alarme desde 1999, quando a lei de controle de doenças infecciosas entrou em vigor.
A doença pode causar febre repentina e dor de garganta. Os infectados podem apresentar os sintomas após um período de incubação de vários dias.
O número de casos na capital do Japão para a semana até o domingo (17) excedeu o nível que exige a emissão do alerta.
Outras doenças infecciosas também estão se espalhando em Tóquio.
O número de pessoas infectadas com febre faringoconjunvital (PCF) foi de 3.36 por instituição médica. Isso é um ligeiro aumento em comparação à semana anterior e continua a exceder o nível de alerta.
A PCF é uma infecção por adenovírus que pode causar febre alta, dor de garganta e inflamação nos olhos, principalmente entre crianças.
Autoridades também dizem que 20.48 casos de influenza por instituição médica foram reportados, ligeira alta ante à semana anterior.
Elas dizem que os números para a covid-19 situaram-se a 2.58, marcando um aumento pela 4ª semana consecutiva.
Fonte: NHK