Autoridades da saúde estão pedindo cautela no período do feriado de fim e início de ano no Japão devido à propagação de 2 subtipos da influenza tipo A no país.
A influenza está abrangendo todo o Japão e, devido à propagação de diferentes cepas, uma infecção anterior não necessariamente garante imunidade.
Enquanto isso, reuniões de fim e início de ano oferecem muitas oportunidades para as pessoas terem contato, então medidas básicas de controle de infecção, como lavar as mãos e usar máscara, são necessárias.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número médio de casos de influenza reportados em aproximadamente 5 mil instituições médicas de ponto fixo a nível nacional excedeu 30 por estabelecimento durante a semana entre 4 e 10 de dezembro, alcançando níveis de alerta.
A atual epidemia é caracterizada pela propagação de 2 subtipos da influenza A ao mesmo tempo.
De acordo com o NIID, nas últimas 5 semanas, 60% dos casos eram do “subtipo AH3”, também conhecida como Hong Kong tipo A, e 37% eram do “AH1mpdm09” que causaram uma pandemia como um novo tipo de influenza em 2009.
A temporada de 2018-2019, que registrou o maior pico de epidemia nos últimos 10 anos, enfrentou similarmente surtos simultâneos dos 2 subtipos.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar faz orientações em seu site e pede às pessoas que evitem locais aglomerados, lavem as mãos com frequência, mantenha a umidade do ar e ventile cômodos frequentemente.
Fonte: Mainichi