Quarenta e um convidados que participaram de uma festa de fim de ano em um restaurante em Atsuta-ku, cidade de Nagoia (Aichi), se queixaram de sintomas como diarréia e vômito.
De acordo com a saúde pública da cidade de Nagoia, a intoxicação alimentar ocorreu na filial do Tohoku Shoten Kanayama Higashiguchi.
Nos dias 14 e 16 de dezembro, dos dois grupos de 66 pessoas que estiveram nesse restaurante para o bonenkai – festa de confraternização de fim de ano – 41 pessoas, de ambos os sexos, na faixa dos 20 aos 70 anos, tiveram intoxicação alimentar.
Ao receber uma ligação de um dos clientes, o centro de saúde pública investigou e detectou norovírus em 7 deles. O centro de saúde pública determinou que a causa foi uma intoxicação alimentar, por isso, o restaurante foi interditado em 20 deste mês.
Nessas duas festas o restaurante serviu travessas de sashimi, saladas, rosbife e outros. Atualmente todos estão se recuperando.
Na cidade de Nagoia, ocorreram 18 casos de intoxicação alimentar desde o início de 2023, por isso o centro de saúde pública insta os funcionários a terem cuidados como lavar as mãos antes de cozinhar e os clientes antes de se servirem.
Fonte: Tokai TV