A montadora japonesa Nissan Motor, que está passando por grandes transformações como a nivelação de relações de capital com a Renault SA da França e uma mudança para veículos elétricos (VEs), marcará seu aniversário de 90 anos na terça-feira (26).
A Nissan sofreu dificuldades financeiras após o colapso da bolha econômica do Japão nos anos 1990, e reconstruiu operações após receber suporte de capital da Renault em 1999.
Neste ano, a montadora teve sucesso em reformar a aliança que já foi dominada pela Renault.
A montadora japonesa está visando crescimento ao acelerar sua estratégia destinada a aumentar vendas de VEs, assim como de híbridos equipados com tecnologias originais da companhia. Contudo, ela continua a enfrentar dificuldades no mercado chinês.
A planta de Kaminomikawa (Tochigi) da Nissan é lar para equipamentos de ponta como um para pintar a carroceria e para-choque de uma vez e outra para enrolar fios de cobre automaticamente para motores.
A montadora acredita que disseminar o conhecimento da planta de Tochigi em produção eficiente é a chave para seu plano de adicionar 27 VEs a sua linha até o ano fiscal de 2030.
Fonte: Nippon