Prova para obter licença para dirigir ônibus e táxi em 20 idiomas

A prova para os candidatos estrangeiros que desejam obter a habilitação do Tipo 2 para dirigir ônibus e táxi ficará mais fácil, em 20 idiomas, incluindo português.

Italiano, motorista de táxi (Asahi Shimbun)

A Agência Nacional de Polícia (NPA) decidiu viabilizar a realização da prova dos candidatos a motorista de ônibus e táxi, em língua estrangeira, para a obtenção da habilitação do Tipo 2, necessária para a condução de veículos de transporte de passageiros.

Publicidade

Até agora, essa prova só podia ser realizada em japonês, dificultando a aprovação de estrangeiros. As empresas que enfrentam dificuldades contra a escassez de motoristas solicitaram que seja realizada em diversos idiomas.

A NPA distribuirá em breve exemplos de perguntas traduzidas em 20 idiomas para cada força policial das províncias.

De acordo com a NPA, as questões para a prova da habilitação do Tipo 2 serão elaboradas pela polícia de cada província, e os idiomas a serem escolhidos são de acordo com a situação dos residentes estrangeiros.

A prova escrita para a carteira de habilitação do Tipo 1, exigida para dirigir automóvel, está atualmente disponível em 20 idiomas, desde 2009, ampliando os idiomas gradativamente, como o ucraniano, por exemplo, adicionado em 2022.

Em relação ao do Tipo 2, além das questões sobre regras de trânsito, como velocidade, que também são feitas para o Tipo 1, a prova também inclui outros temas, como segurança.

Licença do Tipo 2, menos de 1% são estrangeiros

Mesmo os estrangeiros que não têm problemas com habilidades de direção, enfrentam dificuldades para ler e responder as questões em japonês, por isso, acabam sendo reprovados no exame. 

Até o final do ano passado, são 880.536 motoristas em todo o país com essa habilitação, dos quais apenas 5.189 são estrangeiros, o que correspondem a menos de 1% do total.

Os 20 idiomas são inglês, chinês, português, vietnamita, tagalo, tailandês, indonésio, nepalês, khmer, birmanês, mongol, espanhol, persa, coreano, russo, árabe, urdu, cingalês, hindi e ucraniano.

Além disso, a NPA considera aumentar o número máximo de horas de formação profissional por dia, a fim de reduzir o período de formação necessário para obter a licença Tipo 2. Pretende estudar alterações nos níveis de fadiga à medida que o prazo máximo aumenta, com o objetivo de introduzir o sistema no próximo ano fiscal.

Embora essa decisão da NPA possa ajudar os estrangeiros que desejam obter essa carteira de habilitação e as empresas de ônibus e táxis necessitem dessa mão de obra, por outro lado, há vozes apontando que eles têm problemas na compreensão da geografia do Japão e têm dificuldades de comunicação com os clientes.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão está finalizando acordo para colocar seu primeiro astronauta na Lua

Publicado em 25 de dezembro de 2023, em Sociedade

Japão está finalizando acordo para colocar primeiro astronauta na Lua sob o projeto Artemis liderado pelos EUA.

Japão e EUA devem assinar um documento em janeiro que cobre cooperação em relação a atividades na superfície da Lua (banco de imagens)

O Japão e os EUA estão finalizando planos para enviar o primeiro astronauta japonês à Lua como parte do projeto de exploração lunar Artemis liderado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Espacial Aeronáutica Nacional).

Publicidade

Ambos os governos devem assinar um documento já em janeiro que cobre cooperação em relação a atividades na superfície da Lua.

O projeto Artemis, que envolve o Japão, EUA e outros países, visa alcançar a primeira aterrissagem lunar tripulada desde 1972. Eles esperam realizar o primeiro pouso no fim de 2024, seguido por de 1 por ano a partir de 2028.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Toyota Motor estão desenvolvendo um veículo explorador para atividade tripuladas.

Fontes com conhecimento do assunto dizem que os EUA estão dispostos a oferecer a pelo menos 1 astronauta japonês a oportunidade de aterrissar na Lua durante a missão Artemis à luz da contribuição do Japão.

Um acordo já foi fechado para que um astronauta japonês faça parte da planejada estação espacial Gateway, que orbitará a Lua como parte do projeto Artemis e fornecerá suporte para missões de exploração da superfície.

A JAXA selecionou 2 novos astronautas candidatos, Makoto Suwa e Ayu Yoneda, para exploração tripulada em fevereiro de 2023. O Japão visa se tornar o segundo país, após os EUA, a colocar um astronauta na Lua no segundo semestre dos anos 2020.

Todas as 12 pessoas que aterrissaram na Lua com o programa Apollo dos EUA nos anos 1960 e 1970 eram americanos brancos. O projeto Artemis é destinado a oferecer oportunidades para mulheres e pessoas de todas as etnias.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão