Prédio da Prefeitura de Oizumi (Pref. Oizumi)
A cidade de Oizumi (Gunma), onde o percentual de estrangeiros da população é de 20%, o maior entre os municípios da província, eliminará a cláusula relativa à nacionalidade para todas as categorias profissionais do exame de recrutamento de funcionários do próximo ano, permitindo que os estrangeiros possam participar do processo seletivo.
Publicidade
Esta é a primeira prefeitura de Gunma a abolir o requisito de nacionalidade para se tornar funcionário público.
O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade de Oizumi, Toshiaki Murayama, em uma coletiva de imprensa na terça-feira (26).
Até o final do mês passado, a população de Oizumi era de cerca de 41 mil habitantes, dos quais 20%, ou cerca de 8,3 mil, são estrangeiros.
A proporção de estrangeiros na população é a mais alta de qualquer outra cidade da província e a coexistência com estrangeiros é um desafio antigo.
Como resultado desta consideração, a prefeitura decidiu eliminar as disposições relativas à nacionalidade para todas as categorias, sejam elas gerais ou profissionais, a partir do processo de recrutamento de funcionários públicos do próximo ano fiscal, portanto, os residentes estrangeiros com visto permanente e permanente especial podem se candidatar.
Com essa decisão, a prefeitura espera que possa ter funcionários públicos estrangeiros como intérpretes nos atendimentos, bem como nas áreas de educação e bem-estar.
Por outro lado, de acordo com as leis e notificações governamentais, os cargos de gestão ao nível de gerência de seção ou nos níveis superiores, além das áreas de recursos humanos, impostos, assuntos jurídicos e finanças continuarão a ser limitados a pessoas com nacionalidade japonesa.
“Espero que a comunicação clara e compreensão mútua com os residentes estrangeiros melhore”, disse o prefeito.
Fonte: NHK