Mulher morre 3 semanas após contrair rara cepa H5N6 da gripe aviária

Em cerca de 10 anos, 88 casos de H5N6 foram reportados em todo o mundo, sendo 87 registrados na China continental.

A mulher contraiu uma forma rara da gripe aviária na cidade de Bazhong, na província Sichuan (ilustrativa/banco de imagens)

Uma mulher de 33 anos morreu três semanas após testar positivo para a cepa H5N6 da gripe aviária na China, de acordo com o site Metro UK.

Publicidade

Ela contraiu a forma rara da doença perigosa na cidade de Bazhong, na província Sichuan, logo após visitar um mercado de aves.

A mulher, que não foi identificada, deu entrada no hospital em 22 de outubro e morreu em decorrência da doença em 14 de novembro, informou o site.

Sua morte foi divulgada nesta semana. A cepa H5N6 é considerada a mais fatal, com taxa de mortalidade de 39%.

Segundo o site Metro, a cepa infectou um grande número de pessoas na China nos últimos anos, levantando preocupações entre especialistas.

Em cerca de 10 anos, 88 casos da H5N6 foram registrados em todo o mundo, sendo 87 na China continental, de acordo com um relatório divulgado em 26 de dezembro pelo Centro de Proteção da Saúde de Hong Kong.

“O aumento no número de casos humanos reportados de infecção por H5N6 pode refletir a circulação contínua do vírus em aves, sistema de vigilância melhorada e capacidade de diagnóstico como resultado direto da resposta à pandemia de Covid-19”, disse um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) citado pelo Metro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a organização intragovernamental que divulga rotineiramente informações sobre doenças em animais, a H5N6 só foi detectada na Ásia nos últimos 4 anos.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a H5N6 também foi encontrada em algumas aves selvagens na nação.

Dizem que a gripe aviária se espalha por contato próximo com uma ave infectada (viva ou morta). O órgão da saúde também disse que pessoa podem contrair a gripe aviária ao consumir carne de aves completamente cozidas ou ovos.

Ele também pediu às pessoas que evitem visitar mercados de aves enquanto viajam a países que registraram surto de gripe aviária.

Fonte: NDTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio no ferry com passageiros: todos salvos

Publicado em 29 de dezembro de 2023, em Sociedade

O incêndio começou na casa de máquinas, por isso os passageiros e parte da tripulação foram acomodados de bote salva-vidas. Os pescadores ajudaram.

A embarcação maior é o ferry que sofreu incêndio (NHK)

Por volta das 6h40 de sexta-feira (29), o Ferry Toshima 2, de 1.953 toneladas, que navegava na costa da Ilha Akuseki, na vila de Toshima (Kagoshima), enviou uma mensagem para a Guarda Costeira informando de um incêndio que começou na casa de máquinas.

Publicidade

A Guarda Costeira despachou 6 navios patrulha e 4 aeronaves ao local para o socorro.

Segundo os funcionários da cooperativa de pesca da Ilha Akuseki, dois barcos pesqueiros saíram às 7h30 para o resgate das vítimas. 

Segundo a empresa operadora do ferry, ele partiu do porto Naze em Amami e estava indo em direção à cidade de Kagoshima. Havia 18 tripulantes e 11 passageiros, portanto, um total de 29 pessoas. Sete tripulantes ficaram no ferry para as atividades de controle do incêndio e todas as demais 22 pessoas foram evacuadas em bote salva-vidas.

Os passageiros tiveram prioridade e foram transferidos para um barco de pesca e chegaram em segurança à Ilha Akuseki. Embora exaustos, ninguém ficou ferido. Alguns dos passageiros foram transportados para o Porto de Naze na balsa administrativa da vila Nanashima 2, de 19 toneladas.

Embora a causa detalhada ainda seja conhecida, a operação foi retomada em 25 deste mês, após a confirmação de que não havia anormalidades.

A casa de máquinas do ferry está lacrada depois do incêndio extinto. Porém, como não se pode navegar com ele, será rebocado no sábado (30), de volta ao porto de Kagoshima.

O vice-prefeito local lamentou pelo incêndio que interrompeu a operação do ferry, pois no feriado muitas pessoas tinham planos de utilizá-lo.​

Fontes: NHK e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão