Notícias falsas sobre o terremoto e tsunami no Japão são publicadas na mídia social

Cuidado com as fake news (notícias falsas) que tendem a se espalhar em momentos de desastre quando muitas pessoas buscam informação.

Transmissão real na TV com informações do terremoto e tsunami na província de Ishikawa em 1º de janeiro de 2024 (PM)

Informações falsas têm se espalhado online em relação ao terremoto e tsunami que afetaram o Japão na segunda-feira (1º).

Publicidade

Imediatamente após o terremoto, vídeos supostamente mostrando os danos, assim como solicitações de resgate de pessoas afirmando estarem presas sob prédios que desabaram, foram publicadas no X, antigo Twitter.

A NHK verificou que algumas das postagens contêm informações falsas. Algumas que pediam por ajuda incluíram endereços não existentes ou vídeos não relacionados.

Algumas das imagens mostraram o tsunami que atingiu o Japão após o Grande Terremoto de 2011. Um desses posts foi visto mais de 1 milhão de vezes.

Algumas publicações incluíram informação infundada sobre as causas do terremoto e o incêndio na cidade de Wajima (Ishikawa), e também sobre a planta de energia nuclear de Shika.

Um post pede doações através de dinheiro eletrônico, com o autor afirmando ter sido afetado pelo desastre.

Fake news tendem a se espalhar em momentos de desastre quando muitas pessoas buscam informação.

Isso pode causar confusão em áreas afetadas e prejudicar esforços de resgate.

Usuários da mídia social devem verificar a autenticidade de qualquer informação ou mídia antes de republicá-la.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trágico forte terremoto em Ishikawa: 10 mortes até a manhã de terça-feira

Publicado em 2 de janeiro de 2024, em Informações

O número de pessoas feridas continua aumentando e também poderá subir o de mortes em consequência dos ferimentos, desaparecimentos e por terem ficado soterrados.

Incêndio em larga escala destruiu cerca de 100 edificações (NHK)

O forte terremoto de magnitude 7,6, às 16h10 de segunda-feira, primeiro dia do ano, na região Noto (Ishikawa), a uma profundidade de 16km, causou tremores de intensidade 7 em Shika-machi e 6+ em Nanao, Wajima, Suzu, Anamizu e outras cidades.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) nomeou esse forte abalo sísmico e a série de réplicas de 令和6年能登半島地震 (Reiwa roku nen Noto Hanto Jishin) ou traduzido livremente como Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6.

Na cidade de Wajima (Ishikawa), foram confirmadas 9 mortes até as 9h de terça-feira, segundo a prefeitura. As vítimas fatais ficaram soterradas sob os escombros e por causa de outras situações.

Em Shika-cho foi confirmada a morte de um idoso, encontrado sob os escombros de uma casa. Há relatos de 6 pessoas feridas por causa do desabamento de uma rodovia.

Rachaduras causadas pelo terremoto na cidade de Kanazawa (Chunichi)

Na cidade de Suzu, até a noite anterior o hospital municipal estava recebendo seguidamente pessoas feridas em meio ao grave problema de falta de médicos para atender todos os pacientes.  

Um edifício de 7 andares caiu sobre a rodovia e um incêndio em larga escala no centro da cidade de Wajima já danificou mais de 100 edificações, perto de um ponto turístico chamado Asahi-ichi doori.

Em outra cidade, o Aeroporto Noto teve rachaduras nas pistas das aeronaves e também no prédio, por isso, está fechado.

Na província de Niigata, nas cidades de Joetsu e Nagaoka, até as 6h havia 20 feridos e entre eles uma idosa inconsciente.

Incêndio em larga escala na cidade de Wajima (Chunichi)

Fontes: NHK, Chunichi e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão