A fabricante de veículos elétricos (VEs) dos EUA, a Tesla, perdeu sua coroa como a principal fabricante no segmento no mundo para a chinesa BYD, de acordo com números de vendas divulgados na terça-feira (2).
A Tesla, de propriedade do bilionário Elon Musk, entregou 484.507 veículos no quarto trimestre de 2023, segundo um arquivo da companhia, alta de mais de 11% ante o trimestre anterior.
Entretanto, esse aumento não foi suficiente para a Tesla manter sua coroa como a principal fabricante e comerciante de VEs do mundo, enquanto a rival chinesa BYD registrou na segunda-feira (1º) vendas de 526.409 unidades para o mesmo período.
Esses números revelam os desafios que a Tesla provavelmente enfrentará em 2024, de competidoras dispostas a capitalizar com a crescente demanda por VEs.
Assim como superou a Tesla em vendas de veículos elétricos puros, a BYD comercializou mais de 400 mil VEs híbridos plug-in no quarto trimestre.
No total, ela vendeu mais de 3 milhões de carros de passageiros no ano passado.
Entretanto, a Tesla ainda é a maior vendedora de VEs em uma base anual, entregando mais de 1,8 milhão de unidades aos clientes no ano até dezembro, bem acima dos números da BYD de um pouco menos de 1,6 milhão.
As vendas da BYD (Build Your Dreams) mostram que cortes nos preços estão funcionando para a companhia chinesa, disse Susannanh Streeter, chefe na Hargreaves Lansdown, empresa financeira britânica.
Fonte: Channel News Asia