O prefeito da cidade de Wajima, uma das mais assoladas pelo Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6, Shigeru Sakaguchi, participou da 6.ª reunião da Sede de Contramedidas de Desastres da Província de Ishikawa, realizada online na manhã de quarta-feira (3), o qual relatou sobre a interrupção da infraestrutura e a falta de suprimentos de socorro.
“Embora os suprimentos de socorro tenham chegado pela primeira vez através de um helicóptero da Força de Autodefesa, apenas 2 mil refeições foram entregues entre as 10.075 pessoas nos abrigos”, destacou.
Também revelou que estão tendo dificuldades em conseguir medicamentos, além dos sanitários temporários. Por isso, estão lidando com a situação depositando os dejetos em sacos de lixo, recolhendo-os num único local para o descarte.
Além disso, como há várias rodovias danificadas em diversos lugares, com fendas, rachaduras, deslizamentos e desmoronamentos, os suprimentos não podem chegar à prefeitura via terrestre. Só podem ser transportados de helicóptero, por isso, pede a construção de uma rodovia principal urgente.
Outro problema enfrentado na cidade é que com a queda de energia elétrica, grande parte das redes de smartphone está fora de serviço, como também os telefones fixos, o que dificulta o contato com as pessoas que necessitam de assistência.
Fonte: MRO/JNN