A Toyota Motor reiniciará a produção de veículos domésticos neste ano dentro do previsto a partir desta segunda-feira (8), apesar de alguns fornecedores estarem sofrendo interrupções causadas por um recente e forte terremoto que abalou Península de Noto, disse a montadora no domingo (7).
A montadora japonesa disse que devido a muitos fornecedores e afiliados estarem sofrendo danos no terremoto, ela usará peças mantidas em estoque fora de áreas afetadas.
A companhia disse que avaliará a condição de seus fornecedores para o período até 15 de janeiro antes de determinar suas atividades de produção em andamento.
Antes, a Toyota havia dito que não seria capaz de iniciar a produção na data planejada devido a danos sustentados por fornecedores no terremoto de magnitude 7,6 que ocorreu na província de Ishikawa em 1º de janeiro.
Nos últimos anos, a Toyota vem sendo afetada por uma série de problemas de produção, incluindo em outubro de 2023 quando ela foi forçada a suspender parte de sua fabricação doméstica por 10 dias após uma explosão na fábrica de um fornecedor ter causado uma escassez de componentes.
Em março de 2022, um ciberataque no sistema de um outro fornecedor resultou em uma suspensão de produção em todas as suas fábricas no Japão.
Fonte: Mainichi