Uma mulher que mora na cidade de Nakagawa (Tochigi) foi certificada em 7 de janeiro como a barbeira ativa mais velha do mundo aos 107 anos.
Shitsui Hakoishi recebeu o certificado nesse dia das mãos de Ben Meyers, CEO da empresa de pesquisa LongeviQuest LC sediada na Flórida, nos EUA.
A LongeviQuest foi fundada em maio de 2022. Antes disso, os predecessores da companhia passaram cerca de 15 anos atuando como voluntários entrevistando e verificando as idades de supercentenários em todo o mundo.
Atualmente, a companhia continua a verificar as idades das pessoas em todo o globo incluindo América do Norte, América do Sul, África e Europa, e conduz atividades como comunicar as vidas de idosos ao mundo.
No passado, a empresa entregou certificados a Fusa Tatsumi na província de Osaka, que faleceu recentemente aos 116 anos, como a pessoa mais velha no Japão na época, e a duas irmãs em Okinawa, que são as gêmeas mais velhas do mundo com idade combinada de 227 anos.
Hakoishi se tornou o quinto caso no Japão a receber um certificado da companhia.
Ela se mudou para Tóquio aos 14 anos a fim de realizar treinamento como barbeira e regressou a sua cidade natal com seus dois filhos pequenos, acreditando que seu marido, Jiro, que havia ido para a Guerra do Pacífico, retornaria para casa.
Após saber de sua morte em 1953, oito anos após o fim da guerra, ela abriu uma barbearia, apoiada pelas palavras de seu marido quando ele partiu para a guerra: “Crie bem nosso filhos”.
Ela ainda atua e corta os cabelos de cinco clientes por mês.
Fonte: Mainichi