Hachibei, um tubarão-baleia de um aquário em Nanao (Ishikawa), morreu devido à deterioração da qualidade da água no tanque em que vivia.
O Aquário de Notojima, que fica na região de Noto da província, foi duramente abalado pelo forte terremoto de 1º de janeiro.
Um vazamento na tubulação e outros fatores após o terremoto fizeram com que o nível de água no tanque no aquário caísse para menos da metade do normal, deteriorando sua qualidade.
O tubarão-baleia de 4,6m de comprimento não foi visto mais nadando desde domingo (7), de acordo com um porta-voz do aquário.
Hachibei era a principal atração do local desde setembro de 2022.
O aquário está considerando todas as opções para Haku, tubarão-baleia fêmea de 4,9m de comprimento, com sua vida sendo a principal prioridade, disse o porta-voz.
Morre o segundo tubarão-baleia do aquário de Notojima
Haku, tubarão-baleia fêmea do aquário em Nanao, morreu, resultado de deterioração da qualidade da água em seu tanque causada pelo terremoto na Península de Noto, anunciou a instalação.
Com a morte de Hachibei confirmada, o anúncio do falecimento de Haku marca a perda de ambos os tubarões-baleia do aquário.
Fonte: Yomiuri