Esta segunda-feira (15) marca 4 anos desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Japão. O país continua a enfrentar desafios para prevenir infecções e lidar com as sequelas.
Estatísticas mostram que 95.830 pessoas no Japão morreram em decorrência da covid-19 entre a confirmação do primeiro caso em 15 de janeiro de 2020 e agosto do ano passado.
O governo vem diminuindo seu suporte financeiro para pacientes e instituições médicas desde que rebaixou o status legal do vírus para categoria 5 – o mesmo grupo da influenza sazonal – em maio do ano passado.
Vacinações gratuitas se encerrarão em 31 de março. O governo tem a intenção de pedir às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que paguem por imunização contra coronavírus a partir de 1º de abril.
Ele também planeja usar fundos públicos destinados a subsidiar taxas médicas para pacientes internados da Covid-19 e dar suporte a instituições médicas.
O vírus ainda está sofrendo mutação e uma subvariante da ômicron, chamada de JN.1, está se espalhando internacionalmente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando a situação.
Fonte: NHK