A Japan Airlines (JAL) anunciou na quarta-feira a nomeação da atual diretora Mitsuko Tottori, como presidente da companhia aérea, cujo início da carreira foi como comissária de bordo, para suceder o atual, Yuji Akasaka.
Mitsuko Tottori, 59 anos, assumirá a presidência em 1.º de abril, como a primeira mulher a ocupar o posto mais elevado de uma companhia aérea no Japão.
Ingressou na empresa em 1985 como comissária de bordo, depois foi para a direção desse departamento, além de ter ocupado outros cargos até chegar à diretora administrativa, acumulando o cargo de diretora de atendimento ao cliente do grupo JAL.
Na coletiva de imprensa, Tottori disse que a queda de um avião da JAL ocorreu no ano em que ingressou na empresa. “Tenho gravado profundamente na minha mente o impacto que recebi naquela época”, relembrou dizendo que tem um forte sentido de responsabilidade de transmiti-lo às novas gerações.
Frisou que “a segurança e o serviço são os dois aspectos que compõem a minha carreira”. Afinal, foram quase 30 anos atuando como comissária de bordo.
Sob a nova presidência, a JAL quer continuar trabalhando para garantir operações seguras, inclusive respondendo à colisão com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão que ocorreu no Aeroporto de Haneda em 2 deste mês. Além disso, à medida que a demanda pelos voos domésticos e internacionais se recupera, ficam os desafios da expansão dos negócios.
Em relação a esse acidente, a futura presidente disse que “o núcleo de uma companhia aérea são as operações de voo seguras”, e que “todos os 9 tinham um senso de missão para garantir que todos os passageiros fossem evacuados com segurança. Estou orgulhosa deles”.
Fontes: ANN e NHK