A pior frente fria deste inverno está fazendo com que a queda de neve aumente em ampla área, não só nas províncias banhadas pelo Mar do Japão.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu, pouco depois das 6h de quarta-feira (24), “Informações Meteorológicas sobre Fortes e Significativas Quedas de Neve”, especialmente porque as províncias de Fukui e Shiga estão sob impressionante nevasca. Pediu cautela aos motoristas pois poderão ocorrer interrupções em larga escala nas rodovias e vias expressas.
Só para ter uma ideia da gravidade, até as 7h de terça-feira foram observados acúmulos de até 43 centímetros em Nagahama (Shiga) e 33 centímetros em Tsuruga e Ono (Fukui).
Em outras cidades o acúmulo máximo de neve chegou a:
- 44 cm em Motosu (Gifu)
- 29 cm em Joetsu (Niigata)
- 22 cm na cidade de Toyama
- 16 cm em Toyooka (Hyogo)
- 15 cm em Sakaiminato (Tottori)
- 14 cm na cidade de Gifu
- 13 cm em Nanao (Ishikawa)
- 12 cm em Kanazawa (Ishikawa)
- 10 cm em Suzu (Ishikawa)
- 9 cm em Sekigahara (Gifu)
Neve na região Tokai cancela voos e atrasa trens
Em Nagoia (Aichi) também nevou de manhã, o que ocasionou atraso na operação do shinkansen, de cerca de 15 minutos, no trecho até Osaka. Em Ogaki (Gifu), a paisagem ficou toda branca e as escolas suspenderam as aulas.
Já ocorreram cancelamentos de voos, tanto no Centrair quanto no Aeroporto de Nagoia, em Toyoyama (Aichi). Algumas linhas da companhia férrea Meitetsu estão operando com atraso.
Nevasca deverá continuar por mais 2 dias
A previsão é de que essa nevasca continue até sexta-feira (26). Segundo a AMJ, calcula-se acúmulo em praticamente todo o país. Veja a previsão de acúmulo de neve até as 7h de quinta-feira (25):
- Até 90 cm na província de Niigata
- Até 80 cm em Kinki
- Até 70 cm em Hokuriku, Tohoku, Chugoku e Tokai
- Até 50 cm em Hokkaido e Nagano e parte de Yamanashi
- Até 15 cm em Shikoku e norte de Kyushu
- Até 5 cm no sul de Kyushu
Para evitar acidentes, cuidado na hora de remover a neve do quintal, da calçada e do telhado. A recomendação da AMJ aos motoristas é evitar sair sem necessidade ou urgência.
Acompanhe a situação do acúmulo de neve em tempo real na página da AMJ.
Fontes: NHK, JNN, Nagoya TV e NTV