Exportações do Japão aumentam com forte demanda por carros

Recuperação nos negócios com a China e forte demanda por veículos, máquinas e chips de computador impulsionaram as exportações do Japão.

Carros no Porto de Kawasaki, Kanagawa (ilustrativa/banco de imagens)

As exportações do Japão aumentaram quase 10% em dezembro ante o ano anterior, auxiliadas por uma recuperação nos negócios com a China e forte demanda por veículos, máquinas e chips de computador.

Publicidade

As importações caíram quase 7%, deixando um superávit comercial de ¥62 bilhões (US$410 milhões), de acordo com dados preliminares de alfândega divulgados na quarta-feira (24).

Uma desvalorização do iene auxiliou exportações de fabricantes como a Toyota, Honda e Sony, embora ela tenha aumentado custos de importações de commodities principais como petróleo e gás necessários para abastecer a terceira maior economia do mundo.

Uma recuperação na demanda na China contribuiu para um aumento de 10% nas exportações, enquanto as importações do país vizinho permaneceram estáveis.

Um outro impulso veio de um aumento das chegadas de turistas estrangeiros, as quais são contadas como exportações em estatísticas comerciais.

A melhoria no fim do ano “significa que exportações líquidas gerais devem ter feito uma contribuição significativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre”, disse Gabriel Ng da Capital Economics em um relatório.

Contudo, ele acrescentou que “Olhando à frente, esperamos que o crescimento de exportações será lento neste ano”.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sarampo: OMS emite alerta sobre a doença após aumento de casos

Publicado em 25 de janeiro de 2024, em Notícias do Mundo

Mais de 30 mil casos de sarampo foram registrados em toda a Europa entre janeiro e outubro de 2023, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

‘A vacinação é a única maneira de proteger as crianças dessa doença potencialmente perigosa’, diz chefe da OMS (banco de imagens)

Um surto preocupante de sarampo levou a OMS a emitir um novo alerta após um aumento 30 vezes maior em casos na Europa.

Publicidade

A propagação da doença “acelerou nos últimos meses” com mais de 30 mil casos reportados por 40 dos 53 estados membros da região entre janeiro e outubro do ano passado, comparados com 941 em todo o ano de 2022.

O “aumento alarmante” inclui as mortes de 5 pessoas em 2 países, assim como 21 mil internações.

Dois em cada 5 casos eram de crianças com idades entre 1 e 4 anos, enquanto 1 em cada 5 eram de pessoas com idade igual ou superior a 20.

A OMS alertou que a tendência de alta deve continuar se as pessoas não vacinarem suas crianças contra a doença.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode causar sérias complicações, incapacidade ao longo da vida e até morte em casos extremos. Se contraída durante a gravidez, ela pode levar ao aborto, baixo peso ou natimorto.

A doença também pode afetar os pulmões e cérebro causando pneumonia, meningite, cegueira e convulsões.

Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa, disse: “A vacinação é a única maneira de proteger as crianças dessa doença potencialmente perigosa”.

A OMS disse que baixas taxas de vacinação são a causa, contudo, mais pessoas estavam agora viajando para o exterior após a Covid-19, aumentando o risco de transmissão transfronteiriça da doença e propagação dentro de comunidades.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão